segunda-feira, 31 de março de 2008

A cama


A Rafaela tem o prazer de vos mostrar o trabalho da mãe, bordados para a colcha e os contornos.
A Rafela tambem quer dizer-vos que porta-se muito bem, agora já não quer estar sempre a dormir e adora passear na rua e que as pessoas digam que é linda, está ansiosa que a primavera aqueça para ir mais vezes á rua :)

sábado, 29 de março de 2008

Parabens Maestro


Faz hoje 36anos o grande Rui Costa, um grande jogador e acima de tudo um grande homem.

sexta-feira, 28 de março de 2008

Inveja

Querias fazer inveja ás outras mães, pois então toma que é para não te ficares a rir!
Começou a noite, 20h, a mamar de seguida não dormiu, choramingou andou ao colo e passaram 3h, 23h, mamou, 50m(record), a mãe a pensar mamas tanto que vais dormir a noite toda. Pois mas enganou-se, não dormiu e chorou a sério até ás 2h da manhã, mamou, cerca de 20m, estava dormir na mama, deitei-a começou a chorar. Dei mais mama não quis, adormeceu ao colo. Uffa que alivio já posso dormir. 3h acordou a chorar(berrar mesmo). Peguei ao colo adormeceu e voltei a deitar começou a chorar... 4h lá adormeceu e deixou os pais dormir. até ás 8h30m da manhã....
Não foi mau mas ás 22h já eu estava a cair de sono, não tenho vida para dormir durante o dia, acordo ás 7h30m....
Eu sempre disse que a minha filha a ser como a mãe ia ser ruim, diz a minha mãe que eu até aos 3meses chorava 23h por dia(exajero, claro mas parece que era quase isso)....
Mas cá estamos felizes da vida!

quinta-feira, 27 de março de 2008


A lindona afinal não é ruim como a mãe, até nem chora quase nada e, roam-se de inveja, esta noite aguentou das 22h30m ás 5h, ou seja um intervalo de 6h30m, cerca de 5h30m seguidinhas de sono para ela e para a mãe.
Hoje fomos á enfermeira, pesar e medir. Assim que a enfermeira a viu disse logo que está mais gordinha e confirma-se 3,290kg aumentou 460g em 2semanas(antes tinha perdido, ela nasceu com 3120g) e mede 51cm aumentando 2cm desde que nasceu.
A enfermeira diz que ela vai ter olho claro, o avo tem olho verde.
E vai ser morena como o pai.
O umbigo está optimo, já nem precisa de por alcool.
Agora voltamos dia 10 de Abril!
Na foto podem ver a Rafaela e a Mariana duas primas que irão crescer como irmãs :)

Beijo de uma mãe completamente feliz :)

quarta-feira, 26 de março de 2008

3 semanas


Hoje a Rafaela faz 3 semanas de vida!
Resumindo estas 3 semanas ela tem-se portado bem, mama cerca de 30minutos faz, geralmente, intervalos de 4horas. De noite acorda duas vezes para comer, já faz um intervalo de 5h, teve uma noite de choro logo ao 5º dia e duas em que chorou um bocadinho ao 11º e 12º. As pessoas, avós e tios principalmente, dizem que ela já cresceu, ou pelomenos engordou, eu que estou sempre com ela não noto tanto mas amanhã vamos á sra enfermeira pesar e confirmar.
Ela adora ficar acordada, pelomenos um dos intervalos, durante o dia e de olho aberto a estudar cada cantinho do quarto e do berço.... Adora andar a passear quer de carro que no carrinho dela é pena que ainda está tanto frio :(
Tambem adorao banho, já começa a dar ás pernas, que nadar, o pior é vestir que ela começa logo a choramingar, ou queria ficar mais tempo no banho ou então saltar a parte de vestir e ir logo para a maminha, hehehe!

Quantidade aproximada de horas de sono necessárias:

Recém-nascido: 16 a 20 horas diárias
3 semanas: 16 a 18 horas diárias
6 semanas: 15 a 16 horas diárias
4 meses: 9 a 12 horas mais duas sestas (de 2 a 3 horas cada uma)
*6 meses: 11 horas mais duas sestas (de 2 a 3 horas cada uma)
9 meses: 11 a 12 horas mais duas sestas (de 1 a 2 horas cada uma)
1 ano: 10 a 11 horas mais 2 sestas (de 1 a 2 horas cada uma)
18 meses: 13 horas mais uma ou duas sestas (de 1 a 2 horas cada uma)
2 anos: 11 a 12 horas mais uma sesta (de 2 horas)
3 semanas
Embora o bebé ainda acorde para comer durante a noite, provavelmente dormirá períodos ininterruptos mais longos, talvez três ou quatro horas. Também começará a permanecer desperto por períodos mais longos.
Lembre-se de que se estiver a amamentar, as suas hormonas reorganizaram os seus padrões de sono para que coincidam com os do seu bebé. Se você se der uma oportunidade, estas hormonas poderão ajudá-la a evitar os transtornos do sono. Os bebés que se alimentam com leite de iniciação podem dormir períodos mais longos, porque tende a permanecer por mais tempo no estômago. Mas, regra geral, os padrões de sono destes bebés assemelham-se aos dos que são amamentados.
Sugestão
Se o seu bebé tem tendência a dormir todo o dia e dormita enquanto o alimenta, trate de acordá-lo para comer. O bebé precisa de aprender que é durante a noite que deverá dormir durante mais tempo. Ajude-o a ser mais organizado nesta etapa integrando-o no centro da actividade familiar por volta das 4 da tarde. Ainda que o bebé esteja a dormitar, mantenha-o na posição vertical numa cadeira de bebé, num porta-bebés ou numa cadeira de baloiço. Depois, dê-lhe um banho por volta das 7 ou 8 da tarde. Isto simultaneamente mantê-lo-á desperto e relaxá-lo-á para um sono longo posterior.

terça-feira, 25 de março de 2008

COMO PREVENIR A MORTE SÚBITA

Este é um assunto que não queremos nem pensar mas vale a pena ler sobre o assunto.

Os investigadores ainda estão a tentar descobrir porque é que alguns bebés morrem enquanto dormem. O Síndroma de morte súbita do lactente (SMSL), ou morte no berço, refere-se à morte inexplicável de um bebé com menos de um ano de idade e, normalmente, com menos de dois meses. Existem várias maneiras de reduzir o risco de SMSL. Se está a amamentar e não fuma, o bebé já se encontra no grupo de menor risco. Outras formas de reduzir o risco para o bebé são:

* Colocá-lo a dormir de costas. Deite o bebé a dormir de barriga para cima.

* Não o agasalhe excessivamente. Mantenha o quarto do bebé entre 18º C e 21º C aproximadamente. No entanto, tenha cuidado se a cabeça do bebé estiver quente e suada, pois quer dizer que está agasalhado demais.

* Utilize um colchão firme para bebés.

* Não fume perto do bebé, nem permita que outros o façam.

domingo, 23 de março de 2008

Março

Já no ano passado o mes de Março foi um mes especial, talvez um dos meses de viragem um ano depois a felicidade é plena!
Feliz Pascoa para todos!
Recados Para Orkut

quinta-feira, 20 de março de 2008

pediatra

Ontem, dia 19, fomos á primeira consulta na pediatra. Gostamos muito da dra muito simpatica, jovem, atenciosa... e é daquelas que dão o numero de telem e diz responder ás sms sempre Mas(tinha que ser) está gravida e brevemente(2meses) vai estar de licença, vamos ficar uns meses sem medica Vão tentar encontrar alguem para substituir mas é sempre chato

Quanto á Rafaela já está com o peso com que nasceu(tinha perdido cerca de 250g), segundo a dra é optimo aos 14dias
Está optima e cheia de vitalidade

quarta-feira, 19 de março de 2008

segunda-feira, 17 de março de 2008

Não há

Muitas novidades!
A Rafaela vai dormindo, quando adormece :) O problema é que ela por vezes não adormece quando acaba de mamar e depois fica ali de olho aberto a espreitar tudo até adormecer ou chorar o que é uma chatisse porque ela chora de sono e não dorme...
Mas quando adormece dorme, dorme cerca de 4h, de noite já dorme 6h seguidas :D
Já tivemos duas noites, de domingo para segunda(as duas) em que dormimos muito pouco e porque? Porque tivemos muitas visitas e muita confusão durante a tarde o que fez com que a Rafaela ficasse excitada e á noite só queria colo.
Ela cada vez come mais, já chegou aos 40minutos a mamar :)
Quarta feira vamos ao pediatra e depois trazemos novidades!
Beijoka

sábado, 15 de março de 2008

Quem acertou?

Eu fiz a pergunta "quem acerta?" e quem acertou foi a Mara e o presente é devido, só ainda não decidi o que vai ser mas em breve vou decicir, Mara não te preocupes que antes no nosso proximo encontro eu decido-me! hehe

quarta-feira, 12 de março de 2008

Prendinhas

A Rafaela todos os dias recebe novas prendinhas, as que a mãe mais adorou foram estas:
Oferta dos "tios" Nando e Joana, que ofereceram mais umas quantas peças de roupa mas estas sandalinhas são um must, já tomara seja verão hehehe














E o cachecol do grande Rui Costa oferta da "tia" Sandra que ontem veio visitar-nos, e tirou-nos umas fotos que podem ver no blog dela :D, bom a mãe amou o presente a Rafaela ainda não percebe mas um dia vai entender que tem o cacheol do melhor jogador de sempre e do Glorioso heheheh














Quanto á Rafaela e á nossa vida a 3 está tudo a correr muito bem.
O pai é um babado, faz tudo o que a mãe pede(já parece um escravo, ele é fazer as refeições, ele é ir buscar uma fralda, ele é ir ao supermercado, ele é ir despejar o lixo, não pára) e pega muito na menina, baba-se para o berço enquanto ela dorme...
A Rafaela dorme bem, já duas noites seguidas aguentou(depois do banhinho e de mamar) 6horas a dormir seguidinhas, acordou comeu e voltou a adormecer. Ontem caiu o umbigo, quando fomos dar banhinho já lá não estava :) Tem alguns momentos que chora, podem ser colicas mas tambem pode ser manha para estar ao colo e nós não nos importamos nada ;)
A mãe está bem, ainda com algumas dores porcausa dos pontos e confirma o pior disto tudo são mesmo os pontos, dizem que aos 10dias começa a passar e eu vou, amanhã, perguntar á enfermeira se ela não os quer tirar(eles são de cair) para ser mais rapido ;)
Bom a conversa já vai longa, só me resta reafirmar que estamos felizissimos e dizer ás companheiras de luta que nunca deixem de acreditar, valeram a pena os 9anos de espera, hoje tenho uma princesa lindona e mesmo que fosse feia eu amava-a mais que tudo :)

segunda-feira, 10 de março de 2008

O parto

Vou contar aqui como foi o grande dia e a hora pequenita:
Ás 6h da manhã(+-) tive a primeira contracção, eu não sabia o que era foi ao WC a pensar que era para fazer cocó mas nada… passado algum tempo outra dor, assim sucessivamente ás 7h comecei a desconfiar ate acordei o “xenano”(marido) e disse que talvez fosse um bom dia para nascer mas deixei-me ficar até ás 9h com os intervalos a serem cada vez mais pequenos e ás 10h30m entrei no hospital com contracções de 15 em 15m e pouco dolorosas, fui para o ctg até as 12h quando tive sinal de parto e a enfermeira foi ver que já tinha dilatação, mandou-me preparar para ir para a sala de partos, onde entrei ás 13h. A enfermeira chamou o xenano, ele ainda não tinha decidido se ia assistir mas entrou. Puzeram o soro, vomitei e ás 13h30m as contracções começaram a ser mais fortes e com menos intervalo. 14h vem o medico rebenta a bolsa e diz que esta quase. 14h45m a enfermeira vê que já está na hora preparam tudo e mandou-me fazer força e a Rafaela nasceu :) Eu não pedi, nem me lembrei da epidural, elas também não falaram no assunto e posso afirmar que não me fez falta.
Bom custou-me mais as contracções da última hora do que o nascimento, o nascimento custa é ter que fazer força sem parar para respirar e logo de seguida ver os pezinhos em cima de nós(enquanto elas tratavam do cordão). A enfermeira disse ao pai para cortar o cordão, ele ainda disse que não mas lá cortou focou muito babado e eu também! Ah e os segundos ate ela chorar foram sufocantes, cheguei a perguntar mas ela não chora e pimba começou, que alivio! Logo de seguida vimo-nos uma á outra ela com o olho muito aberto(e a boca também, do choro) e eu com as lágrimas nos olhos, só me apetecia beija-la toda e beijei o que pude!
O pior foi depois, cozer, ouvir a enfermeira dizer rebentou uma veia temos que a suturar, ela bem deram duas anestesias (tipo de dentista) mas doeu e demorou. Eu reclamei da dor e a auxiliar disse “não reclame porque esta a ficar como uma virgem” rimo-nos todos e eu tive que me calar!
Uma hora depois da Rafaela nascer(16h) estávamos no quarto, cama 17, e ela agarradinha á mama da mãe.

Não vos posso dizer como se faz para ter uma hora pequenina porque eu sei, o que sei é que de certeza o exercício físico(natação no meu caso) deve ajudar e as aulas de preparação ajudam muito. As enfermeiras todas deram os parabéns, portei-me muito bem, melhor que muitas mães de 2ª e 3ª viagem! Também foi tão fácil como me ia portar mal?

domingo, 9 de março de 2008

4 dias de vida!!

A Rafaela come de 3 em 3 horas, a mãe tem leite para mais 3 como ela e tem que tirar com bomba(o que esta a fazer neste momento)o excedente, a Rafaela ontem á tarde teve colicas e a mãe passou a tarde com ela ao colo e a fazer ginastica e as visitas são mais que muitas.
Estamos muito bem, muito felizes com o que o destino nos guardou a nossa menina é linda(tinha que ser) mexe-se muito(como dentro da barriga), faz umas caretas(a dormir) lindas e come e dorme(tirando um bocadinho ontem a tarde).
já chega de tanta baba
Amanhã vamos fazer o teste do pezinho e como esperamos ter menos visitas voltamos cá a contar-vos mais umas coisitas.
beijo muito grande e muuuuuiiiiiittttttooooooo obrigado a todas!!!
Olinda e Rafaela

sexta-feira, 7 de março de 2008

Estamos em casa


Muito felizes e aproveitar cada momento de felicidade :)
Muitos obrigado a todos pelas palavras que me tem deixado nos ultimos dias, já li(por alto) todas e só posso agradecer, é realmente uma felicidade enorme, acreditem que ás vezes ainda nem acredito :) (Quando ao hino ontem ainda estivemos a ouvir o relato do jogo na radio mas a mãe ficou triste e nem quis mais pensar em futebol, amanhã logo canta)
Aqui está (só) a primeira foto que o pai tirou á filha, só sei que estava na parte mais chata do parto(a final) e as enfermeiras a dizerem o pai não deixa de tirar fotos á Rafaela :)
Agora vou descansar, amanhã virei dar mais noticias e promenores!
Beijo

quinta-feira, 6 de março de 2008

Notícias fresquinhas!!!

Olá, daqui vem vos escreve é a Sandra... e a pedido da Olinda venho dar-vos notícias das meninas :)

Como a maioria de vós já sabe a Rafaela nasceu ontem, ás 15h, com 48cm e 3,120kgs.

Amanhã, em principio, a mamã e a sua princesa já vão para casa e ela depois vem aqui contar como correu tudinho!

Posso adiantar-vos que a Olinda está babadíssima e muito feliz :) (óbvio, não?!?!)
A Rafaela é lindaaaa, começou logo a mamar muito bem e que porta-se lindamente! Escusado será dizer que a mamã não dormiu nada a noite passada porque ficou vidrada a olhar para a sua filhota (e qual de nós não fez ou fará o mesmo?!?!)lolol.

Ahh e agora a parte mais surpreendente... o papá da Rafaela, que andava tão indeciso se haveria ou não de assistir ao parto, mostrou-se um corajoso e, para além de assistir, ajudou a Olinda em tudo e ainda cortou o cordão umbilical!!!!! Palminhas para o papá!!! :)

(Os meus mais sinceros Parabéns aos três!!! Desejo-vos tudo de bom, do fundo do coração!!!)

E pronto, é isto! :)
Podem deixar comentários a felicitar a familia porque aposto que a Olinda vai gostar de os ler :)
Beijinhos...

terça-feira, 4 de março de 2008

Copy past

Fiz copy past e filo porque adorei o texto que o grande Bruno Nogueira escreveu, hoje, no blog dele!

a falta de lei da vida

De tudo o que me faz pensar, há uma coisa que me atropela a cabeça.
A idade.
Não a minha, a deles.
Há qualquer coisa que rasga.
Choram-me as estatísticas que eu estarei cá quando os meus pais não estiverem.
Muito nublado, bem sei.
Mas real.
Posso tê-los agora, e abraçá-los com a carne que me deram, mas...e depois?
Vejo-lhes os anos na pele e a pele dá-me saudades.
Saudades do que não vou ter.
É a lei da vida, e todas as frases feitas que pregarem nas paredes.
Mas a saúde teima em ir à sua vida cedo demais.
Não a deles, a das estatísticas.
Hoje tenho-os ali.
Visto daqui, dos meus olhos, não envelheceram.
Foram emprestando um ou outro ano aos ossos.
Quero o meu pai a ficar envergonhado quando diz "gosto muito de ti filho" e a minha mãe com gotas de amor a marcar passo nos olhos quando diz "gosto muito de ti filho, nunca te esqueças disso"
Nunca te esqueças disso.
E depois, o que fica?
As memórias não são de carne, são de lágrimas.
E essas custam mais a abraçar.
Há qualquer coisa que rasga, eu bem disse.
Sei que estão na casa dos sessentas.
Mais precisão do que essa acelera-me o sangue.
"São novos".
E porque é que não ficam sempre assim?
Atrasem o relógio quarenta anos, vá lá.
Só desta vez, ninguém vai dizer nada à terra.
Apetece deixar cair uma pedra na roda dentada e parar tudo.
A assobiar, para não ter de prestar contas.
A palavra filho é patente deles.
Quando a dizem há uma manta que protege o coração até cima.
Depois da estatística fica só o coração e a manta enrolada aos pés.
Podemos sempre puxá-la, mas nunca mais vai tapar tudo.
E não, nunca me esqueço disso.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Gripe?

Pois é parece que estou com gripe, este tempo que está quente na rua e frio em casa(ou o contrario) uma pessoa não sabe o que vestir, ora sua ora tem frio...
Desde 5ªfeira que andava com alguma dor de cabeça ontem começou a tosse e cá estou eu com, dor de cabeça, tosse e alguma dor de garganta. Beber chá e leite com mel tomar behnuron e esperar que melhore rapidamente, não me apetece mesmo nada receber a Rafaela doente :S
Parece-me que piorei porcausa das caminhadas de ontem, fiz uma pequena(15minutos) antes de almoço e outra maior(35minutos) ás 16h, numa e noutra fui agasalhada mas tive muito calor, usei chapeu na cabeça e tudo....