quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

semana 26

Prática de respiração. Esta semana, as fossas nasais do bebé começam a abrir-se, o que lhe dá a oportunidade de praticar a respiração com os músculos e os pulmões. Certamente não tem ar para respirar, de modo que 'inspira' e 'expira' líquido amniótico. Quando nascer, já será um profissional.

Chuchar sabe ele! O bebé também flecte alguns dos músculos que lhe permitirão alimentar-se: a boca e os lábios. O reflexo de mamar é tão forte que se a mão flutuar próximo da cara dele, chuchará o dedo polegar ou qualquer um dos outros dedos. As ecografias costumam mostrar os bebés a chuchar o dedo polegar. De facto, alguns bebés nascem com bolhas nos lábios, dedos ou mãos de tanto chuchar. Este é apenas um dos mais de 70 reflexos com os quais o bebé nascerá.

Agarrar. O meu último truque é agarrar alguma coisa, como por exemplo o meu cordão umbilical. Agarrar é mais um dos muitos reflexos já mencionados. Se aproximar um dedo do recém-nascido, é surpreendente a força com que o agarra. Esta é a fase em que o bebé pratica esta capacidade preênsil. O brinquedo preferido dele é o cordão umbilical, que não pára de esticar e encolher.

Sem comentários: