quarta-feira, 26 de março de 2008

3 semanas


Hoje a Rafaela faz 3 semanas de vida!
Resumindo estas 3 semanas ela tem-se portado bem, mama cerca de 30minutos faz, geralmente, intervalos de 4horas. De noite acorda duas vezes para comer, já faz um intervalo de 5h, teve uma noite de choro logo ao 5º dia e duas em que chorou um bocadinho ao 11º e 12º. As pessoas, avós e tios principalmente, dizem que ela já cresceu, ou pelomenos engordou, eu que estou sempre com ela não noto tanto mas amanhã vamos á sra enfermeira pesar e confirmar.
Ela adora ficar acordada, pelomenos um dos intervalos, durante o dia e de olho aberto a estudar cada cantinho do quarto e do berço.... Adora andar a passear quer de carro que no carrinho dela é pena que ainda está tanto frio :(
Tambem adorao banho, já começa a dar ás pernas, que nadar, o pior é vestir que ela começa logo a choramingar, ou queria ficar mais tempo no banho ou então saltar a parte de vestir e ir logo para a maminha, hehehe!

Quantidade aproximada de horas de sono necessárias:

Recém-nascido: 16 a 20 horas diárias
3 semanas: 16 a 18 horas diárias
6 semanas: 15 a 16 horas diárias
4 meses: 9 a 12 horas mais duas sestas (de 2 a 3 horas cada uma)
*6 meses: 11 horas mais duas sestas (de 2 a 3 horas cada uma)
9 meses: 11 a 12 horas mais duas sestas (de 1 a 2 horas cada uma)
1 ano: 10 a 11 horas mais 2 sestas (de 1 a 2 horas cada uma)
18 meses: 13 horas mais uma ou duas sestas (de 1 a 2 horas cada uma)
2 anos: 11 a 12 horas mais uma sesta (de 2 horas)
3 semanas
Embora o bebé ainda acorde para comer durante a noite, provavelmente dormirá períodos ininterruptos mais longos, talvez três ou quatro horas. Também começará a permanecer desperto por períodos mais longos.
Lembre-se de que se estiver a amamentar, as suas hormonas reorganizaram os seus padrões de sono para que coincidam com os do seu bebé. Se você se der uma oportunidade, estas hormonas poderão ajudá-la a evitar os transtornos do sono. Os bebés que se alimentam com leite de iniciação podem dormir períodos mais longos, porque tende a permanecer por mais tempo no estômago. Mas, regra geral, os padrões de sono destes bebés assemelham-se aos dos que são amamentados.
Sugestão
Se o seu bebé tem tendência a dormir todo o dia e dormita enquanto o alimenta, trate de acordá-lo para comer. O bebé precisa de aprender que é durante a noite que deverá dormir durante mais tempo. Ajude-o a ser mais organizado nesta etapa integrando-o no centro da actividade familiar por volta das 4 da tarde. Ainda que o bebé esteja a dormitar, mantenha-o na posição vertical numa cadeira de bebé, num porta-bebés ou numa cadeira de baloiço. Depois, dê-lhe um banho por volta das 7 ou 8 da tarde. Isto simultaneamente mantê-lo-á desperto e relaxá-lo-á para um sono longo posterior.

6 comentários:

Sofia disse...

Está crescida, a Rafaela! Vê-se pela fotografia que ela gosta de água e em particular da banhoca, o que já é muito bom porque os recém-nascidos costumam chorar muito no banho.
Ficamos a aguardar as novidades do pediatra, bjoquinhas

Cakuxa disse...

Amiga, tenho comentado muito pouco, pois estou em casa de repouso e tenho andado um bocadito pela sorna, eh eh eh

A Rafaela é linda! gosta da banhoca, boa, sempre ouvi dizer que por vezes eles choram, mas que bommmmmm!

já três semanitas, realmente o tempo voa!

Um grande beijinho às duas!
Cakuxa

SRC disse...

vá, isso tudo bem lavadinho! lolol
bjs

Cat disse...

Esta a crescer a olhos vistos amiga!E está tão linda!!
Beijinhos

pat07 disse...

As nossas meninas são umas nadadoras, a minha tb adora o banho emuitas vezes tb se segue o choro quando a vestimos. 5 horas?! que maravilha! o maximo que consigo são 4 horas. Pode ser que vá aumentando. Este tempo realmente bem que podia melhorar, quer dizer o vento poderia dar-nos treguas para sairmos mais despreocupadas, cada vez que vou à rua, ela vai quase numa redoma, com fraldas e mantas :) Uma beijoca

Anónimo disse...

Olá mamã, parabéns pelas 3 semaninhas da Rafaela!
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana