quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Va lá, não é por mim



É por eles!
http://www.peticao.com.pt/dia-nacional-adopcao

Na petição disponível na Internet - os promotores referem que "é importante promover a consciencialização da sociedade para o facto de crianças que crescem sem família estarem a ser privadas daquilo que de mais importante existe para a sua formação, desenvolvimento e crescimento - o afecto, os laços, a conquista de um colo".

A lei estabelece que são necessárias mil assinaturas para um petição ser discutida em comissão parlamentar e quatro mil para debater a proposta no plenário da Assembleia da República.

Segundo o último relatório da Segurança Social, mais de 11 mil crianças e jovens estavam em 2007 em instituições de acolhimento, a maioria há mais de um ano.

O documento indica também que a adopção é um caminho essencialmente delineado para crianças até aos nove anos.

No caso de crianças entre os zero e os três anos, a adopção é o principal projecto de vida para 62 por cento desses bebés, registando-se uma baixa taxa de retorno à família biológica.

O mesmo acontece com as crianças entre os quatro e os cinco anos. Nesta faixa etária 54 por cento são encaminhadas para adopção.

Segundo dados das Listas Nacionais de Adopção, 1.674 crianças estão em condições de ser adoptadas.

Os mesmo dados revelam que dos 2.363 candidatos inscritos até ao final de Junho, 2.305 querem adoptar crianças até aos três anos e destes 1.261 aceitam receber até aos seis anos, mas 1.044 deseja apenas um bebé até aos 36 meses de idade.

3 comentários:

Mara disse...

:o)

Beijo

pedradababy disse...

Querida, fiquei tão triste e preocup+ada por ler o post anterior. Não desesperes por favor. É normal as crianças passarem fases assim complicadas, elas crescem e aprendem novas formas de estar. Tens que te mentalizar de uma coisa, essas fases não duram sempre, passam. Tens é que traçar um plano, informares-te do que os especialistas recomendam, nas várias maneiras de lidar com o assunto de forma a que a Rafaela ultrapasse bem essa fase e tu não fiques mais stressada ainda. A minha musa manda fazer a técnica de pegar ao colo quando está a chorar e voltar a deitar no segundo exacto que ela se cala e fazer isto até que adormeçe. Já fiz algumas vezes com a LU numa fase complicada que ela passou para adormeçer e resultou. Temos é que pensar a longo prazo porque leva uns poucos dias mas resulta de uma forma doradoura. Se quiseres posso digitalizar e enviar por email.
Acima de tudo tem calma que tudo passa nesta vida mas se te deixares levar pelo desânimo e nervos é pior.
Beijinhos muito grandes para ti e um grande miminho.
Um beijo também para todos os casais que passam pelo longo e agoniante processo de adopção.

Family Space - Liliana disse...

É com imenso prazer que o 'Family Space' te convida a visitar um novo blog...
Poderás pertencer a esta nova comunidade blogueira onde ficarás com acesso às informações que aqui iremos disponiblizar, duvidas/respostas entre muitas outras coisas...
Para além do mais teremos muito gosto que participes activamente neste blog com todo o tipo de interesses para toda a nossa comunidade e alguma questao que te preocupe...
Temos tambem um email e um hi5 ( a consultar no blog), e têm também o nosso contacto, que é para lá que podera mandar todas as sugestões, criticas e opiniões para que este blog seja algo que ajude todos/as aquelas que decidam criar uma grande familia...


Esperando que sejas uma presença activa no nosso espaço e a tua divulgação
Family Space

http://family--space.blogspot.com/